Carregando, Aguarde Por Favor!

Consulta Bolsa Família 2023: Saiba como acessar o novo programa de renda do governo

ESCOLHA UMAS DAS OPÇÕES ABAIXO

Como vai funcionar o novo programa? Quem tem direito ao novo programa? Como fazer a consulta bolsa família 2023 para saber se você vai receber o benefício? Essas são algumas das dúvidas que vamos esclarecer neste artigo.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atende mais de 12 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. O programa foi criado em 2003 e desde então vem contribuindo para a redução da desigualdade, da fome e da pobreza no país.

No entanto, o Bolsa Família está prestes a acabar. O governo federal anunciou que vai substituir o programa por um novo, que promete aumentar o valor do benefício e ampliar o número de beneficiários.

 Quem tem direito ao novo programa?

Para ter direito ao novo programa, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 550 em 2021) ou uma renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.300 em 2021).

As famílias que já recebem o Bolsa Família serão automaticamente migradas para o novo programa, sem precisar fazer um novo cadastro. As famílias que não recebem o Bolsa Família, mas estão no CadÚnico, poderão ser selecionadas para o novo programa, de acordo com os critérios do governo.

As famílias que não estão no CadÚnico devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou as prefeituras dos seus municípios para fazer o cadastro. É necessário apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família, como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Como fazer a consulta bolsa família 2023?

Para fazer a consulta bolsa família 2023 e saber se você vai receber o novo programa, você pode usar os seguintes canais:

Anúncios



– Site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br

– Aplicativo Bolsa Família Caixa: disponível para iOS e Android

– Telefone 0800 726 0207: atendimento gratuito da Caixa

– Portal da Transparência: www.portaldatransparencia.gov.br

Em qualquer um desses canais, você deve informar o seu NIS (Número de Identificação Social), que é um código de 11 dígitos que identifica os beneficiários dos programas sociais do governo. O NIS pode ser encontrado no cartão do Bolsa Família, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS.

Ao fazer a consulta bolsa família 2023, você poderá verificar se está recebendo o novo programa, qual o valor do benefício, quando será o próximo pagamento e se há algum problema no seu cadastro.

 Conclusão

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atende mais de 12 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. O programa foi criado em 2003 e desde então vem contribuindo para a redução da desigualdade, da fome e da pobreza no país.

O governo federal anunciou que vai substituir o Bolsa Família por um novo programa de transferência de renda a partir de novembro de 2021. O novo programa promete aumentar o valor do benefício e ampliar o número de beneficiários, mas ainda depende da aprovação do Congresso Nacional para virar lei.

Para ter direito ao novo programa, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e ter uma renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou uma renda familiar total de até três salários mínimos. As famílias que já recebem o Bolsa Família serão automaticamente migradas para o novo programa, sem precisar fazer um novo cadastro.

Para fazer a consulta bolsa família 2023 e saber se você vai receber o novo programa, você pode usar o site da Caixa, o aplicativo Bolsa Família Caixa, o telefone 0800 726 0207 ou o Portal da Transparência. Você deve informar o seu NIS, que é um código de 11 dígitos que identifica os beneficiários dos programas sociais do governo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e relevante para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e familiares. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!